sexta-feira, 18 de junho de 2010

Depoimentos do Orkut

 Quem não gosta de acessar o orkut e ver o anúncio de um novo depoimento?
 Eu particularmente adoro, é sempre bom ver que tem pessoas que se preocupam em tirar alguns segundos do seu importante dia pra te mandar alguma coisa. Mas nada é assim sempre tão interessante, essa história já rendeu - continua rendendo - muito lixo.
 Eu me lembro de quando fiz o meu primeiro orkut, depoimento era coisa rara. Você só escrevia um depoimento pra alguém no extremo da amizade, ou qualquer outro sentimento que fosse o ápice das relações...

Depoimento: de Privilégio à Imbecilidade...
 Normamelnte os depoimentos tinham um formato integro; isto é, continham início, meio e fim. Nada mais acima disso. Toda e qualquer pessoa começava os seus depoimentos da mesma forma: "Não sei o que dizer dessa pessoa, blábláblá..." Foi a partir daí que nasceu a infantilidade no orkut, quando certos imbecis sem infância começaram a usar metade das suas frases no diminutivo. O meio do depoimento, o desenvolvimento, era sempre citando inúmeras caracteristicas da pessoa elogiada; em alguns casos, as pessoas até numeravam as características, ou colocavam bolinhas, coraçõezinhos, todo o tipo de porcaria imaginável; e surge o mundo da fantasia.
 No final do testamento - depoimento - as pessoas sempre deixavam aquele agradinho básico; dizendo que ama, que pode contar sempre, que é o melhor amigo(a), e os exemplos são muitos. Naquela época, melhor que mandar ou receber um depoimento era ver a satisfação da pessoa que recebeu a sua 'carta elogio', e saber que em breve você receberia uma em troca.
 Aqueles que me entendem sabem que, assim como eu, foram felizes e não sabiam. Simplesmente por que hoje o aclamado depoimento se tornou recado no orkut; eu sei que é meio estranho dar tanto valor assim à meros textos mal escritos, mas a quantidade de inutilidades motivacionais que levam alguém a escrever um desses hoje é incrível; quase inacreditável.
 Numa conversa normal e pacata com um amigo, vocês entram em determinado assunto que faz com que alguém solte uma palavra - ou frase - mal falada, então aquilo vira motivo de inúmeros risos e piadinhas, fora a zuação sem limites que sempre acaba destruindo algumas amizades. Daí a merda da expressão acidental falada a algum tempo atrás, chega no orkut do infeliz na forma de depoimento. E eles são sempre iguais, mudando somente a formatação e o palhaço que escreve.


 De cara vem a frase maldita, basicamente em itálico com a palavra marcante em negrito, sublinhado ou os dois juntos; alguns ainda se dão o luxo de colocar aspas. Quando não vem na frente da frase, segue logo em baixo as risadinhas em tons coloridos e o smile da linguinha, pra dar a impressão de 'somos muito retardados'. Pra finalizar tem aquele 'eu te amo' básico, que é a mais nova modinha-falsidade da internet, mas isso será assunto de outro trapo. Com a solene expressão vem o coraçãozinho (Alt+3), basicamente colorido de vermelho ou qualquer outra cor chamativa, mas o pior ainda está por vir...


 Praticamente todos os depoimentos desse gênero possuem a expressãozinha mais fuleira e ridícula de todas. Ainda está pensando qual seria essa expressão? Pois se você pensou no 'nóis entende' ou variações dessa por#@, acertou! De fato não há nada de anormal nisso, a não ser algumas formas analfabéticas de alguns usuários, e também a raiva de perder o seu tempo lendo algo que duas pessoas acham que somente elas entendem. Isso é criancice, modinha tola, queimação de filme. Escreva para o seu amiguinho(a) algo que ele e todos entendam, até hoje eu não achei necesidade de usar essa praga nas motivações mais óbvias do mundo. Cresce cambada!
 Reclamar de depoimentos é algo bastante retardado, eu admito. Preciso reconhecer que o orkut hoje está sendo absolutamente invadido por pirralhos da 'stronda' e uma galera favelada feia tentando 'fazer bonito' de algum jeito, o cérebro cagado dessa galera não permite que eles postem algo decente e sem lero-lero. Me desculpem, mas eu sou totalmente contra a poluição digital.
 Tomando outro rumo nesse assunto; andei observando alguns perfis e recebendo alguns recados 'indiretos'. Existem pessoas que infelizmente alimentam uma necessidade insaciável de receber depoimentos, tanto que esse lance já virou até joguinho, sem falar nos diversos quebra-galhos para aqueles que não tem o mínimo de criatividade na hora mandar um depoimento ou escrever no perfil. Coisas feitas para serem legais fogem do controle, e acabam se tornando insuportáveis.
 Uma colega minha criou um novo orkut por esses dias, pois o dela foi hackeado. Ontem mesmo a beldade me pediu por msn, na cara dura, um depoimento; dizendo ainda que se eu mandasse, receberia um em troca. Pela consideração eu mandaria, mas acho que como amigo que eu tento ser, meu dever é fazer com que ela aprenda que depoimentos não são joguinhos, e que é melhor receber um verdadeiro e inesperado, do que uma coisa forçada e sem graça. Minha real vontade foi de mandar ela pro caralh#, mas deixei essa passar, ela é até gente boa.
 Contudo, futilidade é uma palavra que gosto de usar quando o assunto é orkut; ver pessoas fúteis reclamando de sua vida fútil com seus amigos fúteis é bem legal; dando a mesma sensação de assistir a um bando de pagodeiros discutindo rock. Esse lance de depoimento já se tornou modinha a muito tempo, e pra quem não segue essas ondas de senso comum, fica difícil de engolir o sapo. Ao contrário de muitos, eu não vou deletar o meu querido orkut por causa disso, mas tentar mostrar alguma diferença naquilo que eu faço. Se você não faz merda nenhuma pra mudar nada, comece entrando nessa comunidade, e pare de mendigar depoimentos! Você entende...

Um comentário: