sábado, 26 de junho de 2010

Todas as Voltas do Mundo

 Muitas vezes paramos no tempo para pensar na nossa vida e em tudo que fizemos, seja bom ou ruim. Dessas coisas, muitas estão guardadas na nossa mente de forma tão intensa, que sabemos que ficarão ali para sempre. Outras são vagas lembranças que dificilmente retornam à nossa memória, e que ao resolverem voltar, trazem consigo uma nova chance.
 Na maioria das vezes é o mundo que nos traz as devidas lembranças; a sensação é sinistra e tudo parece ser bem assustador, quer negar que está ali mas não consegue. Você sabe que o tempo te amadureceu, a criança agora está morta, todas as voltas que o mundo deu serviram somente pra te dar ainda mais equilíbrio. Assim toda a história se repete, você erra diferente de antes, mas de forma semelhante, as chances diminuem conforme você pensa, o aprendizado é constante.
 Em dezessete anos de vida eu aceitei e rejeitei muita coisa, coisas que pelo meu julgamento eram nocivas, ou não. Fácil na infância era me intrigar, brigar de porrada, apanhar demais e bater de menos, sem nunca perder a convicção de um dia me vingar; doce vida de pirralho psicótico.
 A convivência e os ambientes influênciam; por vezes formam seu caráter, ou destróem o que nem existe. Brincadeira de criança pode ter um fundamento verdadeiro dentro de alguns anos, talvez a garota que você puxava o cabelo na segunda série será um dia sua ficante, uma possível namorada. Talvez todo esse sentimento sempre existiu; você nem sabia, ou era imaturo demais pra assumir.
 Analisar imagens passadas é algo interessante. Lágrimas ou risos, depende de quem está relembrando, depende do que está sendo relembrado. Cinquenta anos de casado, festa importante e imperdivel; mas qual será mais importante: cinquenta ou cinquenta e um? Tanta gente morre enquanto muitos nascem, o cara que cortou seu cabelo e te deixou invocado, hoje está à sete palmos; o filho dele é o seu primo desconhecido, que se tornou seu amigo na festa da família, e ele não cobrou nada por isso.
 Inimigos de infância nunca morrem, e mesmo que morressem estariam vivos na mente. A única coisa que pode matar um inimigo é a conversão deste, quando ele se torna um companheiro de únicos sábados, quando você enxerga que hoje ele é no máximo o seu rival nos video-games. Os outros serão sempre outros, está é a grande mentira dos revoltados. Todos te olham assim como você os olha, a vida que corre em você possui consequência nele e vice-versa - não existe vantagem, de fato.

 A turma agora foi desfeita, acabaram-se as sessões de boas risadas, todas as brigas cessaram; tudo foi preciso para que cada um seguisse a sua vida, para uma nova turma encontrar, e começar novas brigas, novas risadas. Seu brother não é mais tudo aquilo de antes, talvez ele tenha corrompido os seus limítes, ou é você que não o aceita daquela forma. Seus colegas purrinhados cresceram e agora tiram sarro de você; Deus nunca dará asas às cobras, mas talvez o Diabo as dê, com um par de chifres e presas.
 No prelúdio do fim do dia pensamos se é justo, mas nem mesmo sabemos o que de fato é a justiça, e não fazemos idéia do peso dessa palavra dentro de um mar de tantos significados. Talvez a cidade se enjoou de nós, ou somos nós pobres rebeldes que não consiguimos lidar com o fim do mundo, ou com o fim de qualquer coisa. Nossas pedras jogadam podem voltar, palavras que afirmamos com toda nossa fúria podem um dia ser digeridas por nós mesmos.

 Então nos jogamos no chão, desesperados.
 Estamos num devaneio, labirinto sem saída; queremos correr atrás de tudo, mas não temos sequer a possibilidade de segurar todas as coisas de uma vez. As lágrimas da nossa perdição se tornam uma poça como um espelho, onde podemos nos ver, mas se nos tocarmos estaremos desfeitos.
 O respirar mais calmo chega aos nossos pulmões, somos alguém afinal. Estamos derrotados e despedaçados, mas nos restou a força suficiente para se recompor; olhamos para o horizonte limitado do nosso quarto e sabemos que um novo momento se aproxima, a música ligada nos dá um tom de poder e conquista, mais uma vez queremos ir a luta. Vai tudo começar de novo, e mesmo assim jamais saberemos: não importa quantas voltas já demos, todos queremos andar no mesmo brinquedo perigoso, ansiando o impossível. Se não pudermos conquistar o universo dessa vez, vamos apenas relaxar e curtir a viagem.

3 comentários:

  1. Meu Deus, quem é você?
    O que você fez com o Sérgio?
    Cara, quando vc se tornou tão maduro. Maldito, ficarei para trás assim. Nem sei oq dizer, so sei q suas palavras tocaram fundo e possuem um significado tão intenso q talvez precise ler este post denovo e denovo para afixar toda a mensagem que está passando com tanto vigor e espontaneidade. Sugestão,escreva um livro, você tem muito potencial para isso...
    Abraço e até qualquer dia...

    ResponderExcluir
  2. É Diego, o cara saiu do casulo de forma reluzente.
    Sempre uma mensagem q nos faz parar pra pensar e refletir sobre oq somos ou o q qremos ser ... Deveria escrever um livro msm! abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigadoo amigos.
    Vcs sabem que sem vcs eu não teria crescido tantoo' .. e msmo assim ainda tenho muito oq aprender!

    Continuem lendo o TRAPO!

    ResponderExcluir