quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vontade e Coragem

 Este foi mais um dia desperdiçado.
 Falando desse jeito, se tem a impressão de que eu passo raiva todo dia, mas admito que não são todos; e que toda raiva é um male que vem para o bem. Na época em que eu fazia tratamento psicológico, minha psicóloga me disse que a raiva é um dos melhores sentimentos humanos. Diferente da ira, que possui tons destrutivos, a raiva nos permite pensar e elaborar estratégias para vencermos os problemas. É interessante sentir raiva quando se sabe usá-la.
 Desde pirralho eu sou considerado louco por muitas pessoas. Com as insistência delas em me tratarem assim, decidi assumir minha loucura, dizendo sempre que nunca cometi a locura de ser normal; eu realmente acho que não sei o que é isso, e não alimento intenções de descobrir.
 Eu já me cansei de ter que ironizar as coisas que considero estúpidas, mas continuo a fazer isso. Se eu fosse dizer ao mundo o que penso dele, tenho certeza que eu acabaria cruelmente assassinado em unanimidade. Por vezes eu ainda penso se no mundo existem pessoas como eu; eu já encontrei muitos semelhantes, com a mesma linha de pensamento, mas nunca iguais a mim. Você pode até achar que eu estou me gabando, e digo que estou sim! Tenho muito prazer em parar no meio da rua e olhar em volta, sabendo que todos - ou pelo menos a maioria - vivem por nada, estão ali apenas para assistirem a ascenção de pessoas verdadeiramente determinadas.

 Estou vendo, em cada canto, pessoas jogando fora todas as oportunidades de se tornarem melhores. Dia após dia eu testemunho criaturas desprezíveis se intitularem corajosas e destemidas, mas que nunca dariam a cara pra bater diante de um desafio, jamais sarificariam o seu luxo pela chance de evoluir o seu caráter pobre, estão comendo sardinha e arrotando caviar. Todos com a insaciável vontade de ser, sabendo que nunca serão.
 Pessoas tendem a pensar somente em si mesmas, eu não nego essa afirmação de forma alguma; pois eu mesmo só salvaria você no caso de não morrer junto. Ainda não encontrei uma palavra que definisse o mundo épico que sonho para mim e para você, que pensa como eu; posso dizer apenas que é incrível e surreal, algo próximo de cumplicidade.
 A pouco tempo eu comecei a entender o motivo de tantas pessoas odiarem tantas coisas. Tudo que é novidade hoje vira objeto de ódio e desprezo na boca das pessoas, ou -em alguns casos - são simplesmente idolatradas, virando as tradicionais modinhas que contaminam o mundo.
 Lingando a sua TV hoje para assistir qualquer merda, você sintoniza no programa 'Pânico', que é muito conhecido em todo o Brasil. Quem assiste - e quem não assiste - sabe que toda idiotice feita no programa vira modinha entre os brasileiros, e eu fico muito feliz em saber que existem pessoas que abominam isso, assim como eu. Sempre defendi a tese de que sábios criam e buros copiam.
 Os seres que propagam tais idiotices consideram alguns dos personagens retardados, mas mesmo assim os continuam imitando. No fim das contas o resultado será o mesmo: os retardados continuaram ganhando muito dinheiro, enquanto você ficará só filmando a sua 'original' performance, para mandar para o YouTube e ver seus amigos te idolatrando. É pura diversão!

 A verdade é que o mundo pertence aos loucos. Eu não estou falando de loucos doentes internados em hospícios, mas de loucos pela vida, pessoas que anseiam se tornar alguém, e que não nasceram apenas para aplaudir, mas para serem aplaudidos.
 Quem seria Lady Gaga se não fossem seus clipes sensuais e escandalosos? Que fama teria Ozzy Osbourne se o próprio não fosse tão estranho? Os Mamonas Assassinas seriam tão reconhecidos se suas músicas fossem politicamente corretas? Madonna seria reconhecida como Rainha do Pop se suas performances fossem 'decentes' e aceitáveis? Nunca.
 As pessoas se intitulam importantes demais, mas toda essa importância que elas pensam ter não passam dos seus perfis do orkut. A maioria da sociedade encara o mundo hoje como uma corrida de números, onde a única coisa importante é quem tem mais amigos; ou quem tem mais moral; ou quem 'pega mais' - e isso não fica restrito só aos garotos.
 Enquanto você perde o seu precioso tempo falando da vida boa dos outros e reclamando do seu leitinho derramado, existe gente lá fora que não está nem aí para os seus comentários revoltados. Pessoas realmente inteligentes estão cometendo loucuras pelo reconhecimento do mundo. E você? O que você está fazendo hoje para cobrar reconhecimento amanhã?
 Pare de chamar pessoas de loucas e comece a arquitetar as suas próprias loucuras. Aqueles rotulados como os 'excluidos da sociedade' são muito mais felizes que você, que se preocupa apenas em manter a sua pose perante o que os outros consideram aceitável. Eu não quero induzir ninguém a tirar a roupa e ser preso por atentado ao pudor, estou apenas dando uma dica pra você que cansou de ser tratado como 'mais um na multidão'. Crie coragem para correr atrás do que você quer e conquiste seu espaço; se for preciso, cometa loucuras, e orgulhe-se sempre da sua luta!

"Faço tudo o que quero da forma que quero; no final, pelo menos eu estarei satisfeito."
(Sérgio Bitencourt)

Um comentário: