quarta-feira, 9 de junho de 2010

Entendendo o Namoro

 De fato não há nada de complicado ou enigmático no namoro, mas reparem na palavra: NAMORO. Percebeu? Se existe mesmo algo que as pessoas não saibam, é isso. O amor está bem na sua 'fuça', bem no meio da palavra, assim como ele deve estar no centro da sua relação; sendo a partir dele que tudo deve acontecer.
 Mas toda regra tem a sua excessão. Afinal, deve sim haver amor em um namoro; mas não menos importante que esse amor é o conhecimento de o que é - de fato - amar alguém. Se você ama alguém por ser muito bonito, estiloso, rico ou engraçadinho; acorde, pois você não ama coisa nenhuma, mas sim admira.
 Acredite em mim, atualmente eu amo - e tenho certeza disso - uma pessoa difícil de lidar, e prometo explicar isso melhor em outro trapo. Mas então, vamos ao namoro em questão; com algumas dicas que eu vou dar.



1. Entenda o Início de Tudo
 Você deve ouvir de muita gente que um namoro só começa depois da infame solenidade de apresentação do cara aos pais da garota, certo? Bem, eu honestamente gostaria muito que ainda fosse assim, mas nós devemos aceitar e nos adaptar às mudanças do mundo, e isso significa ter um pouquinho de bom senso na hora de ficar com alguém. Em outras palavras: seria bom saber separar as coisas; e um bom exemplo são as garotas encalhadas do orkut, que depois de ficarem com qualquer um, mudam seu status de relacionamento para 'namorando', pois acham que encontraram o par perfeito. Porém, elas não aprenderam ainda a separar a necessidade masculina de pegar alguém, com o fato de gostarem mesmo dela. Isso é muito sério...
 Mas respondendo a pergunta, um namoro começa verdadeiramente quando é declarado por ambas as partes. Não há necessidade de eventos e pedidos espetaculares aos pais; pois se eles proibirem, será tudo feito às escuras, e é no escuro que mora o perigo. As alianças são simbolismos necessários, e eu não vou ficar entrando em detalhes óbvios do uso dela.

2. Sinta a Essência
 Eu me lembro de uma vez que comecei um namoro dentro de um shopping; eu e ela resolvemos começar ali mesmo, e nisso eu liguei para os meus pais e informei tudo. Foi o início de namoro mais rápido da minha vida, eu havia conhecido ela naquele dia, bem depois de ficar com outra menina; houve uma química extrema entre nós e isso foi o suficiente.
 Trocamos telefone e na mesma noite ela me ligou. Foi ali que começamos realmente a namorar, pois não tem como beijar por telefone, daí conseguimos levar uma conversa bastante madura durante o resto da noite, e foi muito bom.
 A real essência de levar à frente um namoro é a mesma de saber dividir o seu tempo; você deve saber a hora de bancar o romântico, e também a hora de sentar e ouvir sobre a vida do outro, mesmo que isso seja chato demais. A descontração também é um item importante nesse processo; no início de um namoro tudo é novidade, e você deve ter algo planejado para que as coisas não fiquem monótonas rápido demais, até porque uma hora vai ficar, e infelizmente não há como escapar disso!

3. Saiba Estar Pronto
 O início da fase monótona é um prato cheio pra esse tópico. Mas é justamente esse o mais simples de todos, pois basta olhar pra dentro de você mesmo pra saber se está pronto ou não.
 Primeiramente examine sua consciência pra ter a certeza de que você gosta mesmo da pessoa que está com você; tente colocar na sua 'balança mental' os momentos bons e ruins que você passa/passou com ela; caso os bons pesem mais, olhe em volta da sua vida e veja se você realmente tem tempo à ser dedicado pra essa pessoa, pois ela precisa de você na mesma proporção que você dela; aprenda também a aceitar - e tolerar - as diferenças entre vocês, o ciúme excessivo e a falta de grana (em alguns casos) que sempre atormentam um namoro. Tendo ciência disso tudo, você estará pronto; e agora só resta saber se a pessoa pensa o mesmo sobre você.

4. Tenha Amor Próprio
 Em dois dias de edição desse trapo, eu estava louco pra falar sobre isso. Este, que deveria ser o primeiro passo da compreensão de um namoro, é o mais importante deles. Lembre-se que você pode amar uma pessoa com todas as forças do seu ser (dramático né?), mas se esse 'amor' estiver acima do seu respeito por si mesmo, pare imediatamente e tome consciência do vacilo que você está cometendo. Pra quem você quer viver sua vida afinal? Para você ou para quem você ama?
 Ame de verdade a si mesmo e ao próximo. Pois você nunca doará a ninguém aquilo que não consegue fazer a si próprio. Não tenha seu amor firmado em alguém, mas convide este alguém à participar do que você sente. Lembrando sempre que se você não se ama, ninguém o fará de forma que você sinta algo especial.

5. Pense no Futuro
 Nem mesmo as pessoas mais burras da Terra começam um namoro com data de término. É justamente por não quererem começar alguma coisa que inventaram a moda do ficar, que é até bom pra saciar nossas vontades com quem não vale a pena; falei alguma mentira?
 Vocês podem até querer me bater com o que vou falar, mas terão de concordar comigo mais cedo ou mais tarde. Um namoro começa, e a única coisa que nasce depois disso é um casamento (ou um filho, mas não vem ao caso agora!). No início ninguém pensa nisso, eu mesmo nunca pensei com nenhuma das minhas namoradas, mas é a verdade. Se o mundo não acabar, o namoro não terminar e ninguém morrer, o que se resta a fazer é se casar. Pense bem...
 Se não for assim vai fazer o quê? Vai segurar um namoro o resto da vida? Claro que não, e nem venha me dizer que vai morar junto sem se casar, pois hoje já é lei que casal que mora junto é considerado casado. Não tem como fugir! Por isso pense no futuro mas não se desespere, um dia você encontrará alguém legal pra dividir a vida.

- - -
 Certo ou errado amigos, essas são minhas dicas pra você que ainda se pergunta muitas coisas no assunto 'namoro'. Essa peça da vida não é nenhum bicho de sete cabeças, e serve pra qualquer um ser o artista. Namorar é bom demais, e os probleminhas acerca disso são apenas atrativos que nos forçam a enfrentar o mundo por quem nós realmente amamos. Esqueça conselhos de pessoas que dizem que um namoro não é pra ser entendido, pois é sim; e se você começar isso sem saber onde está entrando, vai se decepcionar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário