sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil FAIL! - Parte 1

 Patriota. Nunca fui, acho que nunca serei; mesmo assim não gosto da palavra 'nunca', posso me arrepender por usá-la. Acordei tarde de novo, meus fones não estavam mais nos ouvidos, meu cabelo vassourado me fazia parecer um monstro. Pouco a pouco eu tomava consciência do ambiente, ainda estava confuso, sem saber o motivo de algumas movimentações desorientadas dentro de casa, quando finalmente me lembrei: hoje tem jogo, jogo do Brasil.

 Há algum tempo eu iria escrever aqui no TRAPO sobre o que aconteceria no caso de o Brasil perder essa Copa do Mundo; mas o país foi mais rápido que eu, perdeu antes da minha postagem; cretino não?
 Todos os jogos foram seguidos das memsas bobagens, eu não aguentava mais ver as propagandas prepotentes de cerveja na televisão: "... e aí? Vai encarar? Sou o Brasil! O grande fiasco do ano!". O som das vuvuzelas incomodava muito, cheguei até pensar que esse instrumento maldito fosse pior que a voz de moça do vocalista poser do Restart, mas concluí que não. Vuvuzelas possuem um tom mais... masculino talvez.
 No primeiro jogo, entre Brasil e Coreia, estive na Praça da Estação, em Belo Horizonte, para acompanhar e gravar a minha - até então adiada - estréia no HumorNet. Gente bonita, bem produzida, todo mundo unido, uma só nação; e qual a razão? Um jogo de futebol. Ninguém se preocupou em comprar um refrigerante para o faveladinho descalço que perambulava nas redondezas, apesar de felizes muita gente estava desconfiada, olhando de um lado para o outro, desnorteados. A Copa do Mundo tomou proporções diferentes pra mim desde a última, em 2006. Não consigo encontrar uma boa razão pra tanta hipocrisia!
 Eu não duvido de pessoas que passam mal ou morrem pela emoção grandiosa de assistir ao jogo da pátria, realmente muita gente não tem melhor ocupação, e nem bons motivos pra morrer. E até agora a dúvida fica, que merda de Copa do Mundo é essa? As vinhetas da TV mostram o lado bonito da África, mas e o lado podre? Onde está o devido investimento para os pobres africanos esfomeados? Eu não pretendo dar uma de moralista, pois admito que não me preoupo muito com a vida alheia. Mas sejamos francos em dizer, a Copa do Mundo é um festival para ricos e afins.
 Me perguntaram por esses dias por que os treinadores das equipes não morrem de emoção, ou desgosto. A resposta me soou clara, o misero salário deles óbviamente não os permite enfartar, até porque uma vitória ou uma derrota, aqui ou ali, que diferença faz não é mesmo?
 Realmente eu consigo sentir essa 'aura' de copa no ar, uma certa alegria hipócrita, a satisfação de faltar à escola, ou ao trabalho. Reunir a família para almoçar, chingar o Dunga, vibrar por algo que talvez não seja inútil, mas com certeza é vazio. Garotas babam nos jogadores, ficam furiosas caso falem mal deles; tenho a convicção de que os jogadores também se enfurecem caso falem mal delas. Os bares se enchem de gordos chopeiros falando 'nada com nada', e pra variar sempre tem um pessimista torcendo pelo outro time, quando tudo que ele quer é caçar uma briga.
 Isso é copa pessoal! Esse é o espírito que não faz nenhuma diferença.
 Eu realmente acho magnífico os acabamentos dos estádios e a grande festa feita pelas torcidas, mas isso está restrito ao local da copa, nós aqui no Brasil não podemos mandar nosso espírito até a África para que o Kaká forme sua Genki Dama sagrada e ganhe a copa. O que eu quero dizer é que torcer é inútil quando não se faz a diferença; quando vou aos estádios torcer, grito e vibro pelo meu time pois estou ali, alimentando a enorme voz da torcida; mas não vou de forma alguma perder minha garganta gritando dentro de casa, enquanto tenho muita coisa pra fazer.

 A copa se foi para o Brasil, mais uma vez o país do 'futebol-arte' levou no c#! Adorei ver a expressão de muitos brasileiros decepcionados, explicitando nosso grande defeito, o de contar vantagem antes da hora. O jogo só acaba quando o juíz apita, e não antes disso. Mas brasileiro é assim mesmo e assim sempre será, em 2014 a prepotencia do trocedor brasileiro será ainda pior, eles irão dizer que estão em casa e que aqui ninguém vai tascar o hexa. Atrasado hexa.

 Minha cidade ainda está verde e amarela, mas as ruas se calaram; as buzinas se calaram, fanáticos gritando nos carros se calaram, os pirralhinhos berrando no prédio à frente do meu quarto se calaram, as vuvuzelas se calaram, o Galvão se calou. Que bendito silêncio, o silêncio da nação podre e subdesenvolvida que usa o seu futebol como desculpa pra tudo. A essência morre a cada dia, quem sabe o dito apocalipse em 2012 não salve o Brasil de mais um fiasco?

Um comentário:

  1. A FIFA levou a COPA DO MUNDO pra Africa justamente para direcionar a atenção do mundo a nação africana ... oq não deu muito certo!
    e o espirito COPA DO MUNDO vem de um Brasil de futebol arte e vencedor, os torcedores ja se acostumaram com o melhor time do mundo ser o Brasil, isso leva a todos inclusive os jogadores a se acharem os melhores. Qm sabe, as vezes um jogador da seleção lê o Trapo e pense que de fato o jogo só acaba quando o juiz apita. Mais vou torcer pra q o Kaka melhore sua Genki Dama kkkkkkkk

    ResponderExcluir