quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Massagem do Ego

 Levante, ponha boa roupa e saia de casa para descobrir o universo das boas intenções! - Se você pudesse marcar no seu calendário os dias tórridos da sua vida, certamente você estaria precavido e ainda mais frágil neste dia. Alegria também é algo relativo e indepedente de datas ou horários. Já presenciei festas marcadas com grande celebração e glamour, que na hora exata foram um verdadeiro desastre para o anfitrião, que deveria ser - por total e inquestionável direito - o maior beneficiado da festa em questão à gratidão.
 Cobrança é tudo que se escuta. Pessoas cobram atenção, cobram dedicações e homenagens, sempre no mesmo caminho sujo de querer mostrar aos outros o quanto é amado e querido; se pelo menos a forçação de barra fosse reduzida, todas essas dedicações talvem fariam algum sentido.


 Se você cobra muito de alguém e recebe aquilo que cobra, acaba ficando ainda mais chateado que antes. O raciocínio é simples mas são poucos que conseguem enxergar, nada é mais desgastante que receber elogios e honras forçadas, é a partir daí que todo tipo de relacionamento começa a ruir suas bases até que desabe. Se alguém lhe dá aquilo que insistentemente você pede, logicamente você pensa que lhe foi dado apenas para abafar e esquecer a situação, calando sua boca como a de uma criança pirraçenta querendo um pirulito. Isso acontece muito pois um dos lados sempre é mais maleável ou menos paciente aos pedidos e às cobranças. Conviver debaixo de toda essa pressão psicológica pode levar alguém a loucura.
 Quando não há nada para dizer que amenize, tudo que se diz soa como uma dolorosa ofensa. É tenso pensar em fazer tudo certo e manter o nível correto de atenção e desprezo com todos, normalmente selecionamos aqueles que vamos tratar bem ou mal. Digo isso pois já ouvi ambas as opções das bocas de outrem, e digo também que é muito mais conveniente acreditar na sua intuição ocular que conhecer alguém que poderá fazer uma real diferença na sua vida - ou não fazer diferença alguma.
 Verdadeiramente, todos queremos ser elogiados e aplaudidos - resalto ainda que eu me incluo nesse grupo, pois dizem por aí que eu trato meus textos como se o mundo fosse errado e eu perfeito, isto é mentira. Receber honras é bom e garante pontos no seu status, mas experimente então a grande emoção de merece-las, garanto que será bem menos importante para os alheios, porém infinitamente edificante para a sua personalidade e seu caráter. A teoria da diferença é simples, mas a prática compromete.

 O que existe dentro da sociedade hoje é um jogo de esquemas. Não só no mundo jovem, como também na política, dentro de casas de família e repúblicas, em cursinhos, empresas, na mídia e na igreja. Todo o esquema funciona como uma troca de favores focada na imagem pessoal de cada um, onde cada indivíduo usa promover o outro de forma positiva, sendo retribuído por aquele ao qual presta homenagens. Bons exemplos dessa impáfia são os depoimentos no orkut, que funcionam como uma fábrica de pseudo-fama, afinal eu nunca vi alguém ficar realmente famoso através do site em questão. Outro bom exemplo são os comícios políticos, dentre outros eventos, como a anunciação de um pastor internacional que veio pregar na igrejinha do bairro - tudo isso não passa de um jogo de fama, sem motivos plausíveis e nenhuma vergonha na cara. Politicagem.
 Muitos caem, são poucos que percebem. Eu gosto de escrever aqui pois sei que muita gente muda seu conceito a partir do meu, não por eu estar quase sempre certo, mas pelo meu bom senso estar mais apurado que o dessa sociedade infantil e despreocupada com a essência humana e suas raízes.
 Tente ganhar seus minutos de fama de forma real e beneficente, não aos outros mas a você mesmo. Eu conheço o vazio que se sente quando as pessoas pensam que você é aquilo que você não é nem pela metade. O caminho até aqui está marcado pela minha falsidade, mas como ser racional que sou, um dia aprendi a ser autêntico e me preocupar menos com homenagens que venham de baixo. Hoje muito mais me importa estar limpo diante de Deus que diante dos pecadores que me abraçam todos os dias.
 Não há verdade absoluta ou um estudo que comprove o descaso, ou acaso, de todos para com todos. Existem, fatalmente, apenas a consciência e a reputação - elas brigam entre si à favor de você. Respectivamente, uma revela quem você é por você mesmo, a outra apenas reflete sua imagem para a exigente sociedade. Quem ganha nessa briga de feras? Lógicamente, aquela que você alimentar melhor.

Um abraço...

Um comentário:

  1. =D Seus Trapos estão cada vez mais melhores e expressivos ... Esta otimo msm!

    ResponderExcluir