quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jack O'Lantern

 Nascido no folclore irlândes, o nome é mundialmente conhecido como lanternas feitas de abóbora nas vésperas de halloween, um símbolo da data e talvez o principal ícone de qualquer festa relacionada ao tema. Muitos idolatram a simples escultura com uma vela dentro sem ao menos conhecer sua verdadeira história por trás das culturas internacionas. Descubra Jack O'Lantern!

Jack e o Diabo
 Negativamente famoso, atendia por Jack Miserável, o apelido certo de um homem alcoólatra e grosseiro, que certo dia resolveu convidar o cão pra tomar uma cachaça na noite de halloween.
 Em justiça ao seu nome, Jack se recusou em pagar a bebida, persuadindo o Diabo a se transformar em uma moeda, que ele usaria para pagar a conta. Com a moeda em mãos, Jack a guardou em um dos bolsos de sua carteira junto à um crucifixo de prata, impedindo que o Diabo retornasse a sua forma original. Logo, Jack liberta o Diabo na condição de ele não mais atormentá-lo durante um ano inteiro, e não exigir sua alma caso venha a morrer.
 Passado-se um ano, Jack está bêbado e vagando pelas ruas na noite de halloween. O Diabo o surpreende querendo vingança, então o esperto Jack o desafia a escalar uma árvore e coletar uma bela maça, em troca lhe daria a alma de vez. O Diabo se pôs a subir na árvore, quando Jack sacou um pequeno canivete e esculpiu uma cruz no casco, para que assim seu adversário não pudesse descer. Novamente preso, o Diabo promete não atormentar Jack e nem exigir sua alma por mais dez anos; diante da tentadora proposta, Jack rasura a cruz e liberta o Diabo mais uma vez.
 Antes de completar dez anos, Jack morre. Chegando aos portões do céu, Deus rejeita sua entrada no paraíso e o manda direto para o inferno. Como prometido, o Diabo não poderia reclamar a alma de Jack diante de sua morte, então manda sua alma de volta à rua escura onde antes vagava, com apenas uma queima de carvão para iluminar o caminho. Jack esculpe um nabo de forma que pudesse acender o carvão em seu inteiror, usando-o como lanterna para assombrar as pessoas nas noites de halloween. Sua figura fantasmagórica passou a ser conhecida como Jack O'Lantern - ou Jack da Lanterna.


Faces da Lantern 
 Na Irlanda e na Escócia, pessoas começaram a fazer suas próprias versões da Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas, colocando-os em janelas e portas para afastar o espírito de Jack Miserável outros espíritos errantes. Na Inglaterra, beterrabas gigantes são usadas nesta arte.
 Os imigrantes destes países trouxeram a tradição de Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos, eles logo descobriram que a abóbora, fruta nativa da América, era ótima para esculpir as lanternas. Fazendo da abórbora um incremento mais macabro dos contos de Jack O'Lantern.


7 comentários:

  1. Primeiro, parabéns pela criatividade! Nunca tinha visto um blog com essa temática, tão original.
    E a história que você contou é fantástica! É o folclore de outros povos, e que nós cultuamos, sem conhecermos o que está por trás de cada coisa. Gostei muito mesmo!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Massa!!!
    So faltou a assinatura do trapo nas imagens...
    kesné

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk' -- é verdade Dino!
    Só coloco assinatura em imagens especiais que levam bastante tempo para serem editadas.

    =) Valeu Mangueirense...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog, a história é fascinante. É uma cultura que aprendemos a cultuar mas nem imaginávamos sua origem.

    Abraço.

    www.noprovadorbyan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cara, tem um filme chamado Conto dos dias das Bruxas que trás todas essas coisas do Halloween, acho q vc vai gostar.

    Parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  6. É uma história interessante.
    O texto ficou bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post!!! Eu gosto muito do filme "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça"... e o desenho da Disney tb é muito legal!

    Cara, gostei do seu Blog e estou te seguindo!

    Quando puder, apareça lá no meu:
    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir