domingo, 21 de novembro de 2010

Cavaleiro Sem Cabeça

 Mais um conto obscuro surge da escuridão no halloween do TRAPO, este muito curioso por sinal. A interpretação dessas histórias nos levam à uma dimensão maior que o medo que elas tentam proporcionar, existe um inovador mundo de fantasias escondido em culturas que a maioria de nós, brasileiros, jamais ousamos em descobrir.
 Na Escócia, os membros do Clã MacLaine, do distrito de Lochbuie, evitavam a todo custo andar pelas estradas da região durante a noite. Eles temiam encontrar um dito cavalo espectral conduzido por um cavaleiro decapitado trajando uma armadura negra. Os membros do clã temiam até mesmo ouvir o ruído dos cascos e/ou os estalos das rédeas. Moradores locais afirmavam que este cavaleiro anunciava mortes iminentes.

Na Lenda
 Seu nome é Ewen, filho e herdeiro do líder do clã MacLaine. A inveja que Ewen sentia contra seu próprio pai fez com que os dois caíssem em discóridia e resolvessem suas diferenças no campo de batalha. Os dois exércitos se enfrentaram numa intensa batalha, e Ewen acabou decapitado com um golpe de machado desferido por um dos subordinados de seu pai. Desde então, até hoje, muitas testemunhas afirmam ter visto e ouvido Ewen, sem cabeça e montando seu corcel negro, cavalgando em meio a escuridão, para coletar as almas dos soldados mortos nos sangrentos campos de batalha da Escócia.
 Antes de tornar-se mensageiro da morte, Ewen teria tido um presságio de sua própria morte na noite anterior ao conflito. Ele teve um encontro com a Fada Lavadeira, uma figura folclórica escocesa responsável por lavar as roupas dos guerreiros que morreriam nos próximos dias de combate.
 Ewen caminhava às margens de um riacho quando viu uma velha agachada à beira d'água, enxaguando uma pilha de camisas manchadas de vermelho sangue. Ele a perguntou se sua camisa estava entre aquelas lavadas naquela noite, e a resposta foi positiva. Ciente de sua morte, Ewen cai em desespero e questiona a velha se haveria algum jeito de reverter aquele macabro prognóstico. Ela responde que Ewen estaria livre da maldição se sua esposa, sem sequer ser avisada de coisa alguma, lhe servisse manteiga ao amanhecer. Mas a sorte não sorriu à Ewen, pois sua esposa não lhe serviu manteiga na manhã seguinte. Ele mastigou o pão seco, sentindo-o descer rasgando como pregos em sua garganta, logo saindo para a batalha contra seu pai, sabendo que - vitorioso ou não - jamais retornaria para casa.

No Cinema
 Assim como Jack Esqueleto (já tratado no halloween do TRAPO), o cavaleiro sem cabeça também foi um personagem adaptado pelo diretor Tim Burton. Sleepy Hollow (título original) é um filme de 1999, conhecido no Brasil como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, estrelado por Jhonny Depp na pele do investigador Ichabod Crane.
 A história contada pelo filme difere da lenda acima, que é a versão mais provável do que realmente possa ter acontecido. A trama é uma adaptação dos contos de Washington Irving, e é também um dos primeiros exemplos da ficção norte-americada lidos até hoje.

2 comentários:

  1. Esse filme com o Depp retratou majestosamente a lenda!! Um filmaço!! Quem não viu, assita, que não vai se arrepender!!

    ResponderExcluir
  2. O filme de Jhonny Depp é realmente muito bom e com a direção de Burton simplismente ficou fantástico.

    Tbm vou divulgar o seu blog no meu espaçço, além de seguir.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir