terça-feira, 2 de novembro de 2010

História do Halloween

 A origem do halloween remonta tradições de povos da Gália e Grã-Betanha durante a antiguidade. A celebração foi popularizada pelos Estadou Unidos, que inseriram ao dia das bruxas as célebres abóboras-lanterna e a famosa frase: "travessuras ou gostosuras".
 De fato, o  halloween não possui nenhuma relação com bruxas. Chamada de festival de Samhain, a celebração era feita para marcar o fim do verão. Outras obscuridades hoje tratadas pelo halloween tiveram origens pagãs e católicas, distintas entre si.
 A cultura pagã ao HW surgiu numa mesclagem entre romanos e celtas, cuja religião, conhecida como druidismo, foi extinta da Terra e pouco se sabe, atualmente, sobre ela. Povos dessa cultura cultuavam a festa como uma celebração aos mortos e ao fim do verão. Em sua fé, acreditavam que o lugar reservado aos mortos guardava plena perfeição, sem fome ou dor. Dessa forma, acreditavam também que os espíritos de entes queridos, já mortos, retornavam durante a festividade para conduzir seus familiares ao 'outro mundo'.
 Na origem católica, a festa nasceu com o objetivo de cultuar todos os santos em um único dia. A celebração passou por radicais mudanças ao longo da história, sendo inicialmente comemorada no dia 13 de maio, passando para 1º de novembro, até tornar-se cultura universal. Por ser uma festividade de grande porte, passou a ser cultuada como vigilia no dia 31 de outubro, sendo uma espécie de praparação para o dia seguinte. A vigilia era conhecida como All Hallow's Eve (vigilia de todos os santos), passando por diversas formas de pronúncia e escrita, chegando à expressão atual: halloween.

 Segundo sua própria etimologia, durante o pôr-do-sol de 31 de outubro à 1º de novembro, ocorria a hallow's evening (noite sagrada) que tornou-se então conhecida como halloween, a prova de que o termo "dias das bruxas" não nasceu da cultura inglesa. O único vestígio histórico que relaciona as bruxas com a data em questão é o início da perseguição à líderes politicos e religiosos na Idade Média, onde curandeiros e membros de culturas pagãs eram julgados pelo tribunal do Santo Oficio e queimados, se assim fosse determinado. A designação se perpetuou e a comemoração do HW, levada até os Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses, ficando conhecida como "dia das bruxas".
 Os disfarces acrescidos à festa tiveram possível origem na França, logo após a Peste Negra, que dizimou metade da população. Partindo daí, a religião foi acentuada e tiveram início representações artisticas que lembravam o homem de sua mortalidade, a onda se espalhou para os muros dos cemitérios, que passaram a ser adornados com imagens do diabo arrastando todo tipo de pessoas para o inferno; afinal, a morte não respeitava a classe social ou econômica de ninguém. Durante a véspera comemorativa do dia dos mortos, civis e membros da igreja usavam máscaras e outros adereços cênicos, o que dava inicio as tradições hoje referentes às fantasias de inúmeros bailes e festas de HW pelo mundo.
 Analisando a forma como o HW é comemorado atualmente, principalmente no Brasil, percebe-se que não há relação alguma atribuida às lendas e culturas do passado, quando a festa foi originalmente criada. O que mais uma vez prova a ignorância do brasileiro comparado ao mundo, quando meio mundo de pessoas se fantasiam de Drácula pegador e Capetinha safada para farriar a noite inteira, sem ao menos saber o que está sendo, de fato, celebrado. Motivos para levar alguma coisa à sério atualmente estão extintos, importante mesmo para a sociedade é ver e ser visto. Quem se importa afinal de contas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário