quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comunidades do Orkut II

 As comunidades em questão foram criadas com o objetivo de interagir os membros do mais famoso site de relacionamentos do Brasil. Possui grande interatividade, pois através dela você pode criar tópicos de variados assuntos, divulgar algum trabalho específico, abrir votações sobre preferências e afins, gerenciar eventos, reunir amigos e é claro: pode criar um vício para adolescentes com problemas de autoafirmação.
 Novidade no mundo virtual é sinônimo inquestionável de alienação e estupidez. Antes dos sites de relacionamento, as pessoas costumavam se comunicar entre si para deixar claro seus sentimentos. As opiniões de cada um eram guardadas consigo mesmo e nenhuma questão de sentido particular precisava ser exposta. Segredos eram segredos. O mistério gerado pela relação natural das coisas e pessoas proporcionavam um maior prazer, bem além de uma imagem imposta pelas tribos sociais.
 A realidade contraria. Os ignorantes usuários estão transformando suas imagens em patrimônio virtual. Gritando, implorando e se humilhando por um impréstimo da sua atenção. Todas as fotos tiradas e destinadas à ele - o orkut - já não preenchem o vazio. Existe uma necessidade de ser visto, elogiado e aceito. Uma doença letal que se espalha rapidamente; uma verdadeira desgraça.

 A relação de todo esse prólogo com as comunidades é bem simples: grande parte dos usuários usam o orkut para se promover; quando a promoção vira vício, o perfil é deixado de lado com todas as suas informações e o usuário passa a gerenciar uma comunidade com o seu próprio nome. Este é apenas o primeiro estágio da crise, em casos mais graves o usuário é divulgado por seus amigos através dos quadros de promoção criados recentemente. Toda essa manifestação incansável tem como objetico único ser visto e aplaudido, deixando espaço para três perguntas.

Entrevista com um Viciado em Comunidades
 Por que? Porque não possuo nenhuma convicção de quem sou na verdade. Não faço a mínima idéia do que será de mim se todos os meus amigos não entrarem na minha nova comunidade, que por ventura foi batizada com o meu nome, e votarem na enquete que irá decidir se eu sou legal ou não.
 Para que? Para que em casa, na escola e na igreja, as pessoas percebam quem eu sou de verdade. Eu preciso que todo mundo saiba que eu sou mais um adolescente feliz/infeliz terminando meus estudos com milhões de fotinhas e vídeos que julgo legais e que faço questão de tirar somente para postar no meu profile. Porém, mesmo com toda essa minha imagem à venda, eu preciso manter minha máscara da humildade. É bem fácil: mantenho a farsa entrando em comunidades que falem de Deus, da plena paz que nunca irá existir e do amor que pensei ter sentido por aquela pessoa do colégio, mas que acabei descobrindo ser apenas uma breve excitação que me rendeu alguns minutos a mais no banho.
 Para quem? Para os amigos que puxam meu saco por motivos não muito bem esclarecidos; para ex-namorados(as) que acham que eu preciso deles(as); para a professora que não quis vistar meu exercício copiado; para o meu pior inimigo, que neste momento nem lembra da minha fútil existência; para a pessoa que, neste momento, pretendo passar o resto da minha medíocre vida de sálario mínimo ao lado dela; e é claro, para todos aqueles que possuem um algo mais, mas que nunca irão se interessar por mim pois sabem o quanto sou infantil, besta e sem futuro. Para todos estes, e mais alguns que não citei, existe uma comunidade específica com a qual eu possa me expressar.
- - -

 Voltando à mim, acho deprimente. Posso estar errado mas esta é a minha visão acerca do inconsciênte das pessoas ao participarem de tanta comunidade inútil. Muitos se escondem na idéia da vergonha, mas num mundo em que meninas de dez anos já se masturbam e dançam o créu, essa desculpa não funciona. Todos os dias tenho que excluir atualizações de imbecis entrando em comunidades banais, ainda assim reconheço que mais imbecil sou eu, por ainda tê-los na janela de amigos.
 Não suficiente, hackers que nunca tiveram uma namorada na vida decidiram espalhar spams (vírus que atingem páginas particulares, executando ações contra a vontade de suas vítimas) para que suas malditas comunidades sensacionalistas tenham mais membros que a encomenda. Fui vítima deste vírus mas não me conformei, diariamente preciso me desfazer de diversas comunidades adicionadas contra a minha vontade. Meu problema já está sendo resolvido pela Google, e tomara mesmo que estes hackers sedentários arrumem algumas mulheres para ocupar seu tempo com algo decente.
 Mais tarde, minhas previsões apontam para pessoas que vão querer contradizer minhas idéias, me acusando de criar uma comunidade de concursos de 'miss'. É verdade, eu criei sim! E deixo claro que cumpri meus objetivos, ou melhor, os objetivos de uma verdadeira comunidade: reunir membros em comum para a discussão de determinados assuntos, tarefas, disputas e eventos.
 Clique aqui e confira o sucesso de uma verdadeira comunidade participativa.

 Enfim, sou um sujeito chato e crítico, inconformado com uma juventude perdida em problemas de fácil solução, a resposta está na mente. Espero de verdade que cada uma das pessoas que conheço (e que não conheço também!) encontrem um meio mais viável de se comunicar com o mundo, deixando de lado criações e copiações que não os levarão à lugar algum.
 Gostaria mesmo que a sociedade saísse do lugar, desencalhasse. A inteligência está extinta, e é dentro de pequenos detalhes, como comunidades, que nascem grupos doentios; é dentro destes grupos que idéias infundadas são constituídas; e é dentro da sua vida que você testemunhará as consequências de estar num ambiênte padronizado por modinhas e pela falsa liberdade que a inclusão digital e a sociedade te proporcionam. Acorde!


 Leia também a 1ª crítica contra as comunidades. Clique aqui!

2 comentários:

  1. "...mas que acabei descobrindo ser apenas uma breve excitação que me rendeu alguns minutos a mais no banho...."
    kkkkkkkkkkk
    no comento....

    ResponderExcluir
  2. O que nessa vida não é comunidade?!?!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK 100 comentários também! =D

    ResponderExcluir