sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Que Você Anda Ouvindo?


 Pare por um momento e reflita sobre algo que todas as pessoas do mundo gostam. Você claramente me responderia que essa tal coisa não existe, mas eu descordaria de você. Todos os seres viventes se identificam com a música. A regra vale das plantas (como no caso das samambaias), passando pelos animais e chegando até nós, seres-humanos, que dominamos o privilégio de escolher o que ouvir.
 A pergunta já foi feita. Se parasemos para bater uma boa prosa e o assunto fosse música, na certa eu lhe perguntaria o que você curte ouvir e o motivo de curtir tal ritmo. Aqueles que se julgam ecléticos, eu os julgo como perdidos; afinal, que poder de escolha você tem se nem ao menos consegue selecionar o que escuta? Como bom escritor, gosto de argumentos convincentes, e também tenho os meus. Não posso te convencer a gostar de algo ou desgostar, mas abusarei da minha influência para salvar os seus timpanos.
 Tenho muitos amigos que reclamam sobre o repertório das rádios em geral. Convenhamos que rádio precisa de audiência e por isso deve tocar o que toca - para quem não entendeu, uma rádio deve tocar o que está em alta. Dependendo do estilo da rádio, o genêro musical pode variar, mas dificilmente você ouvirá uma música de bela letra ou que passe à frente uma essência. A agressiva juventude impõe ritmos pesados e letras abusivas, nem que seja só para alimentar ainda mais seus jovens desejos.
 Declarar os diversos gêneros músicais que tocam hoje seria uma tarefa desgastante. Existem pessoas que ouvem música como nostalgia; em outros casos, para se apaixonar; alguns gostam de músicas excêntricas pela oportunidade de extravasar o espírito; outros curtem um som mais prepotente, que eleve o ego e a alto-estima (meu caso); outros ouvem o que toca - estes são coitados viciados pela pobre modinha.

 Um detalhe importante antes de curtir uma música é saber o que ela lhe fala e qual é seu objetivo diante da letra e melodia. Ligue sua rádio agora e ouça a morte do amor próprio em Love The Way You Lie, se você preferir poderá também ouvir as declarações de um canalha em Break Your Hearth, viajar num Teenage Dream ou bancar o Billionare, ou se sua vida estiver muito fudida, você pode chutar o pau da barraca e puxar um fumo Do Lado de Cá.
 Não se preocupe, pois a listagem da moda sonora não terminou. Pra Você Lembrar, fique à vontade para contemplar As Cores do manicômio desses lixos intitulados "happy rock".
 Letras pobres, melodias comuns, harmonia extinta e uma juventude jogada numa privada social chamada modinha. Nada me frita mais a cabeça que ouvir um bastardo se intitulando emo, colorido, desbotado, stronda, ou seja lá o que for que a maldita juventude inventa e ainda tem a cara-de-pau de chamar de tribo.

 Uma garota que produz seu vídeo de quinze anos com a música Sexy Bitch sinceramnete não merece respeito, o pior de toda a situação é vê-la reclamando que não encontra um namorado decente que lhe dê valor e que queira algo mais dela, algo além do prazer da carne; se pelo menos ela desse valor a si mesma...
 Inspiração hoje é qualquer palavra fantástica ou astrológica transformada em música sertaneja. Meteoro e Adrenalina no meu mundo musical seriam letras exatas de um bom rock'n'roll nacional, mas a realidade contradiz. Duvido que os autores de músicas como Fada, Coisas Exotéricas, dentre outras, saibam o verdadeiro significado cultural e filosófico de criaturas mitológicas ou do exoterismo em si. Minhas criticas parecem bobagem mas não são. Compositores não escrevem mais por boas motivações ou idéias, mas apenas para rimar com algo que possívelmente vai estourar em rádios comuns das donas-de-casa.
 O dia do rock mal foi comemorado esse ano no Brasil. Afinal, que rock? Esse cara já morreu faz tempo por aqui. Forró, samba e pagode são frutos da cultura brasileira que perderam suas essências há tempos. Ritmos como axé e funk e rap "irracional" são para mim músicas que extravasam a vida medíocre da maioria dos brasileiros. A música sertaneja se tornou universitária e acabou criando uma horda de artistas sem expressão e criatividade. Outros ritmos são os alternativos, esse foi o melhor nome que encontrei para grupos de nomes que parecem piadas, além de produzirem um som patético e vergonhoso.
 Essa é a realidade musical. Este é o fruto cultural da nação. Esta é a herança que você deixará para os seus filhos. Pergunte a si mesmo se é justo? Procure o acréscimo que tanta música banal soma na sua curta vida. Analise as chances e conclua de vez se vale a pena jogar fora as descobertas de um universo artistico bom e desconhecido pelas correntes da mídia. Essa é minha critica e minha mensagem para os seus olhos, talvez para a sua consciência, espero que para os seus ouvidos.


• Ainda na dúvida sobre o que ouvir? Clique aqui!

2 comentários:

  1. O funk já estragou com tudo, agora temos que conviver com nossos novos amigos "Teletubbies" ainda mais coloridos!

    Se é que me permiti, tenho mais uma banda para a 'Sugestões de músicas?' ... 30 Seconds to Mar ... Mal a conhecia, mais vi e vivi o sentimento que esses caras querem nos passar sobre a música!

    Abraço! =D

    ResponderExcluir
  2. um dos seus melhores posts ! Concordo com o que disse! Bjs bjs

    ResponderExcluir