sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobrecarga Adolescente

Parte 1 - Seu Pequeno Problema
 Ser um adolescente em fase terminal não é fácil. Você deve se preocupar com a formação do ensino médio, os cursos que tem para fazer, os trabalhos e tarefas que lhe foram dadas, suas responsabilidades extras, sua cadelinha grávida, seu blog sem noção. Além de ter que lidar com sua revolta interior, que por mais compassiva que esteja, jamais te abandonará durante essa fase de difíceis escolhas pessoais.

 Você tem provas marcadas, deveres atrasados, um trabalho enorme sobre uma síndrome ou sobre o louco que descobriu a tal doença. Você enfrenta as cobranças dos amigos e da família, e ainda tem de ouvir um milhão de lorotas e conversinha fiada de gente que não enxerga nada de bom do que você faz. Respirar te deixa aliviado por alguns segundos, pelo menos até que a barulhada que te cerca tire sua concentração do profundo e único oxigênio que acabara de entrar nas suas narinas. Falar está ficando cada dia mais difícil, quando o silêncio não é opção, muitos partem pra porrada - para extravasar o estresse acumulado.
 Loucamente, sua vida começa a parecer uma novela, um teste hipertenso ou até mesmo, quem sabe, uma piada de mal gosto. Você ouve suas músicas favoritas imaginando como seria aquele mundo em que o centro de tudo é o seu ego destruído, onde todos estão famintos, tentando derrubar mais ainda suas chances, mas ainda assim, sob os acordes daquela sublime guitarra, você reencontra forças em si para reagir à tudo, e enfrentar a todos.
 A sociedade pirou de vez - ninguém te entende, e quando te entendem não dão a mínima para os seus problemas. Todos dizem que é culpa da idade, os maduros arrotam sua passada juventude como se fosse algo do qual se orgulhar profundamente; infelizmente, nem todos perderam-se no olho do furacão.
 Então você tenta entender e compreender, procurar o problema dentro de você. Quando não o encontra, isso te dá maior convicção que você está certo. O desprezo da galerinha aumenta e te irrita, aquela prova enorme, sobre coisas que nem estudando você aprende, te faz querer meter uma agulha de compasso na garganta, mas acredito ser muito mais fácil para um adolescente o homicídio que o suicídio.
 No final de cada dia, você mata o resto de sua energia fazendo aquilo que gosta. Terminada sua carga, chega a hora indispensável de dormir. Caso ainda haja um pouco de noção de realidade em você, seus pensamentos começam a viajar para longe; no meio da viagem você dorme como um anjo, mas sempre vigilante para o toque do seu amigo despertador - o chamado diário da rotina.

Parte 2 - Sua Grande Atitude
 Caso toda a situação citada acima esteja encaixada com você, trago boas notícias. Nunca fui um bom conselheiro, pois para mim não existe melhor conselho do que aquele: que grita dentro do seu coração, louco por liberdade e uma atitude madura. Toda pressão está acima de você mesmo e cabe a você aliviar-se dessa pressão. Normalmente, costumo observar alunos do terceiro ano do ensino médio obcecados por um visto da professora carrasca; vejo jovens morrendo e jogando fora suas vidas em cima de obrigações que não acrescentarão nada em sua formação pessoal e seu caráter. Não desperdice sua energia em coisas inúteis, tudo que você precisa é de um descanso - sem tarefas, sem deveres, sem trabalhos, sem obrigações e, principalmente, sem despertadores escandalósos te perturbando.
 Não quero, de forma alguma, que você chute o pau da barraca e deixe os rock'n'rolls revoltados arrastarem o resto da sua esperança para o abismo, não! Mas sugiro que pense bem, pois seus fins de semana não possuem mais aquele sabor de alívio e descarrego de todas as preocupações. Enquanto você se mata para fazer os oitenta exercícios do livro de qualquer matéria, a vida lá fora está passando pelas suas costas. Analise suas condições para uma folga e raciocine corretamente diante do seu bem-estar.
 Transforme aquela segunda-feira indesejada no maior recesso particular de sua vida. Se achar meio ruim e não quiser pegar a segunda, qualquer dia da semana serve. Lembre-se de ter um amigo ao seu lado para descontrair e compartilhar o dia especial, ajuda bastante. Pegue um cinema com aquele filme que tem a sua cara, encontre a liberdade brilhando no sol diante dos seus óculos escuros, fuja dos riscos de alguém te pegar no flagra. Sinta uma emoção simples e singular - porém jamais percebida antes.
 Divirta-se, mas não se esqueça do seu mundo responsável. Volte pra casa com a certeza de que tudo deu certo. Conte o resto da sua grana e planeje o resto do seu mês para não ficar maluco. Marque em sua lista de prioridades aquilo que fez e aquilo que precisa ser feito. Toda a sobrecarga que está nas suas costas não é culpa de ninguém, senão sua. Permita-se! Conheça o mundo e o que você é capaz diante dele. Sua vida pode ser muito mais que uma sala de aula com gente chata e dores de cabeça involuntárias.
 Antes de qualquer coisa: sinta-se bem consigo mesmo, enquanto a vida lhe permite aproveitar.


 Uma dica de quem se esqueceu dos problemas por um dia, e sentiu a vida pulsar de perto.

Um comentário:

  1. É viver a vida mesmo, não tem jeito ... deixa fluir aquela vontade de se soltar e ser feliz!

    Esse sim, é o melhor TRAPO! Muito bom msm ... =D

    ResponderExcluir