sábado, 26 de março de 2011

Perfis, Profiles, Porcarias...

 Você sabia que grande parte dos acessos aqui no TRAPO são direcionados pelo meu perfil do orkut?
 Sim, o local reservado exclusivamente à descrição pessoal tem seus poderes mágicos, saiba usá-lo e não transforme algo útil em pura idiotice.
 Começando pelo início, quando não há nada descrito no seu perfil, o site lança frases estratégicas para estimular você a escrever algo. Não é fácil descrever-se assim, rapidamente; e concordo com as pessoas que ressaltam não poderem definir tudo sobre elas, esta é uma verdade inquestionável e tão óbvia que se torna dispensável ao perfil. Não seja tão previsível. Se não tiver nada inteligente em mente, poupe neurônios e não escreva. Seu silêncio será valioso, e dará espaço às pessoas que ainda não te conhecem. Tente também alguma imagem do Profile Posters, ela pode falar mais por você do que você imagina.
 Pertindo daí, podemos localizar pessoas tão incapazes, que preferem deixar que outros falem por ela. Estou falando das famosas invasões, o que para mim tem o nome apropriado. Não interessa o seu nível de afinidade com outra pessoa, deixar que ela te defina é um exagero incomum. Talvez eu esteja levando esse papo de perfil muito a sério, mas particularmente, o que é pessoal é pessoal, das minhas cuecas aos meus perfis da internet, e ninguém vai meter a mão aqui pra queimar o meu filme com baboseira emotiva.
 Muitos tópicos espalhados pelo mundo virtual possuem dicas úteis de customização de perfil, mas não é disso que eu estou falando. Certamente você sabe que quando o texto é grande, ninguém anima em ler; por isso existem os blogs. Na necessidade de lotar seu perfil com bobagens copiadas de algum outro site, crie um blog e poste o que quiser nele, ao menos quem acessá-lo estará interessado em ler alguma coisa. Lembre-se que tudo que é demais cansa, por isso tente dispensar textos prepotentes de perguntas e respostas idiotas como o clássico "Me odeia? Pega a fila." Não funcionam e já se tornaram clichês.
 É curioso e divertido ver como muitos otários adoram fazer propaganda de marcas famosas, assinando seus perfis com a logo e o nome das marcas. Atualmente o mundo anda tão carente e desesperado que basta ter um símbolo comumente usado nas ruas inserido no seu perfil, que um monte de Marias Etiqueta caem morrendo de amores pelo sujeito; mas acredito que casos como estes se encaixariam melhor no próximo trapo da série burrice afetiva opcional. Tenha certeza que muitos destes maus exemplos não ganham cachê da marca que patrocinam e não possuem renda para bancar vestuário daquela marca. Ignorantes e afins que pensam que ser bonito é ter uma marca à exibir no lugar de um cérebro.
 Falando de propaganda, me lembrei de muita gente que estressa quando posta algo novo no perfil e seus amigos não se importam. Mas pior que querer chamar a atenção do mundo, é querer chamar a atenção de apenas uma pessoa. Existem perfis dedicados à isso. Não me leve a mal, mas me parece um pouco... desesperado. É como declarar-se objeto exclusivo de outra pessoa e, acredite, ao ver isso, a pessoa homenageada se sentirá no controle. Amor ou não, de fantoches humanos o mundo está cheio.
 Mudando o disco, muitos aderem ao lado musical. De fato, existem músicas que se identificam bastante à nossa personalidade, mas que nos limitam à um tema específico. Notem que o aplicativo Minha Música, no orkut de qualquer pessoa, muda constantemente. Não pense que tal pessoa seja indecisa ou não saiba se definir, mas tenha o simples bom senso de entender que não existem musicas definitivas para pessoas inconstantes, e - acredite - todos nós somos. Existirá uma música feita para você em cada fase da sua vida, e você vai se lembrar de tudo quando ela tocar anos depois. Basicamente, a música é uma forma simples e objetiva de definição, independente do gênero - por melhor ou pior que ele possa ser.
 Muitas outras imbecilidades podem ser notadas no perfis da internet, como a falsa-modestia e a cultura pobre de muitos. Começando com frases de Lispector ou de algum outro escritor que me embrulhe o estômago de tanto drama, logo chegaremos ao nível mais baixo, onde uma galera autointitulada humilde reserva suas declarações ao mundo orgulhoso e insensível. Eles pregam a humildade sempre, alertando recalcadas e playboys do seu humilde poder, e contando uma vantagem ou outra sempre que possível. Contraditórios - um dia terão que decidir seu lugar no mundo e estarão perdidos na própria falta de idéias.
 Contudo, tenho que admitir, se todo mundo fosse sensato e inteligente, certamente eu adoraria ser um idiota apático de baixo QI. Existem perfis que não só ultrapassam as margens do bom senso, como também conseguem reunir toda a merda junta. Fede só de olhar; entretanto, viva a inclusão digital!


Nenhum comentário:

Postar um comentário