segunda-feira, 21 de março de 2011

Aham, Sério?

 Vida boa e confortável - um sonho ao nosso alcance. Mas nem tudo é um mar de rosas quando sobra mês pro fim do dinheiro, seu guarda-roupa está mofando e implorando novo vestuário, e tudo o que você não quer saber é sobre como a vida alheia vai bem, especificamente quando vai bem melhor que a sua.
 Não me venha pregar lições de bom humor e falso-moralismo. No manual do ser humano, todos temos o direito de ficar com raiva e não nos sentirmos adequadamente confortáveis quando alguém chega contando vantagem sobre seus enormes esforços em ser bom, ou simplesmente melhor que você.
 Compreendo que, em muitos casos, pessoas disputam ser o melhor em certas habilidades. Já testemunhei amizades sendo destruídas por comparações de notas do colégio, beleza; a clássica disputa do quem pega mais, apostas ainda mais idiotas, jogos em geral, e por aí seguem os afins da discórdia. Minha crítica está direcionada às pessoas que vivem no propósito de se comparar aos outros, pois existem pessoas que gostam de disputar tais futilidades; outras, como eu, não se interessam pela vida dos outros, mas acabam passando a raiva de ter que ouvir os alheios contarem vantagens tolas sobre nós.
 O convite para entrar na dança dessa disputa é tentador. Mas afinal, qual é a maldita razão de querer provar para alguém que você é melhor? Em concursos pode valer um prêmio, um troféu ou algo qualquer que simbolize sua vitória - é digno de respeito; mas fora disso, qual é o sentido? Deixo claro que não estou pregando humildade, mas o orgulho em si, de forma que não seja preciso armar o circo para espalhar boas novas sobre sua vida particular, quando nada de construtivo compõe a sua experiência.

 Tenha em mente que autoconfiança é diferente do tema que estou descrevendo. Saber reconhecer-se superior pode não ser tão ofensivo quanto perturbar a paz de alguém somente para vir falar sobre assuntos e conquistas, na maioria das vezes, vãs.
 Provavelmente, você já deve ter passado - ou está passando - pela fase da vida em que tudo o que você diz é respondido com um f#das, saiba que este irritante processo possui um resultado proporcional às vantagens que você conta. Não é errado se alegrar com a glória dos outros, mas não é todo mundo que quer saber o quão legal, bacana e supimpa vai a sua vida.
 Você que sofre com os super contadores de vantagem do mundo, deve estar aliviado em saber que alguém pansa como você e não aguenta mais ouvir tanta balela.

 Já você que pertence ao ilusório mundo das suas próprias vantagens, deve estar pensando que eu sou só mais um cara infeliz desabafando sobre as diversas encheções de saco do mundo - tais que incluem você; mas como dito logo acima, eu não ligo para o que você pensa. Vai contar vantagem na p#ta que pariu!

3 comentários:

  1. Ai que brava.
    Olha, se minha vida é melhor que a sua acho que não há muito o que se fazer a não ser um post sobre isso. hehehe

    Zuera. Bom post! Tem revolta, sentimento e ao mesmo tempo indiferença. A lá Sérgio!

    Bjunda, do Muringa.

    ResponderExcluir
  2. Estou fundando uma espécie de Conselho JEDI, vc vem?
    Até agora estão eu e o Jups..

    ResponderExcluir