terça-feira, 29 de março de 2011

Politicagem

 Abençoados são aqueles que conseguem praticar a politicagem. Minha crítica não está mirada contra a peculiar politica já conhecida por todos nós. Mas contra pessoas que jogam por seus interesses, fingindo atenção a quem não lhe agrada, dedicando-se exclusivamente à sua imagem social.
 Tentei muitas vezes, mas em casos de pessoas com o meu temperamento, não adianta fingir educação e boa vontade à quem não lhe interessa. Cedo ou tade você explode; e caso consiga fingir, acaba se saindo bem no ponto de vista alheio, mas sua consciência permanecerá ferida pela sua própria traição.
 Falando assim, parece até errado tratar bem as pessoas e adaptar-se às mudanças. O verdadeiro desafio na politicagem está em conseguir sobreviver à tudo, enfrentar à todos, carregando o mesmo sorriso cínico na cara. Traduzindo rapidamente, é jogar no time da boa vizinhança para garantir uma moralzinha extra.

Identificando Politiqueiros
 Basicamente se encaixam num perfil padrão. São diferentes como pessoas mas seus objetivos definem suas ações e reações para toda e qualquer situação envolvendo o jogo de interesses. Politiqueiros sempre jogam no time que, provavelmente, vai ganhar. Não querem causar confusão ou alvoroço, e por isso, sempre concordam com o mais sábio da mesa. Podem ser machistas e feministas; tradicionais, neutros ou liberais, depende do grupo que compõe a maioria.
 Seus alvos são pessoas influêntes socialmente, abrindo exceções para alguns parentes, responsáveis por traçar seu perfil politicamente correto diante de toda a família. Suas concordâncias e seus bons modos agem diretamente em pessoas com as quais possui pouco relacionamento e intimidade. Este pouco relacionamento com seus alvos se deve-se à manter seu autocontrole; afinal, se um politiqueiro domina emocionalmente alguma pessoa, ele será capaz de qualquer ameaça ou pressão psicológica para que os mais achegados venham a concordar com ele e suas idéias.
 Politiqueiros sempre riem quando lhe contam piadas e lamentam quando o assunto é triste. Procuram manter-se equilibrados nas cordas do seu alvo. Sua liberdade de expressão e seu comportamento será sempre limitado ao comportamento do alvo e à liberdade que o alvo lhe dá. Sutilmente, tentam manter em alta seus conhecimentos sobre assuntos de interesse do alvo. São falsos-moralistas. Tratam o mundo como injusto e a si próprios como injustiçados. Fogem da vergonha por mais necessária que ela seja.
 Finalmente, seus objetivos se limitam num código calculista: manter boas aparências e um alto status perante a sociedade. Seus companheiros devem lhes apoiar sempre, e caso discordem de algo, basta que permaneçam calados. Seus filhos devem ser os melhores, criados à partir de regras sólidas e padrões sociais; esses adolescentes, em especial, são retraídos à suas escolhas, pois sempre pensam numa possível reação negativa vinda de seus pais politiqueiros - grande parte precisa de um psicólogo.

 Eu não espero que você entenda, concorde ou discorde das explicações acima. Cada palavra descrita foi baseada nos meus estudos quanto à politicagem, enquanto estive por observar alguns praticantes.
 Esta é a minha crítica contra um bando de mascarados que dançam conforme a música. Homens e mulheres incapazes de expor suas idéias reais ou pôr em prática seu bom senso, incapazes de deixar de lado seu egoísmo em querer que o mundo lhe prestigie e lhe considere por seu renome.
 Apesar de tudo, admiro a inteligencia e a frieza dos politiqueiros e deixo claro que eu gostaria de ser assim. Podendo me posicionar na moldura da sociedade, trajando as vestes da ordem e da decência, jogando como manda a regra e controlando e manipulando cada mente ao meu favor. Destruindo a vida dos meus filhos, que só querem o meu apoio e a minha atenção quando a sociedade os julga inadequados.

"O Politiqueiro é gente mas também é sítio. Quer ser politólogo pelo gosto da escrita,
 e escritor porque não sabe ser político." (Autor Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário