segunda-feira, 11 de julho de 2011

ϟ HP: O Grande Clássico de Uma Década

 Sim, terei o prazer de dizer aos meus filhos e netos, quando os filmes da saga Harry Potter forem comuns em sessões de TV, que esta foi uma das histórias que marcou minha infância, adolescência e vida adulta. Não se tratam de livros que se tornaram grandiosas produções de cinema, e também não são os efeitos especiais ou os competentes atores da série, mas uma mente brilhante - J. K. Rowling - e também uma grande inspiração para mim - jovem escritor - que pretendo, assim como ela, transmitir ao mundo universos fantásticos como o da saga de Harry Potter.
 Uma década é, senão, mais da metade da minha vida até hoje. A regra se aplica também a muitos dos meus amigos que também acompanham a série, e que brincavam comigo de bruxo nos tempos da escola. Éramos considerados patéticos por muitos, mas sabiamos que nossa fantasia ia muito além de nossas mentes; crescemos e hoje, ainda que conscientes das acusações do mundo, fariamos tudo outra vez.

 Essa mesma década somou muito talento aos diversos atores da saga, e principalmente a Emma Watson (foto), que também passou metade de sua vida envolvida com os trabalhos em Harry Potter. Emma contou, em entrevista ao canal inglês UKTV, que ficou mal como fim da saga. Além disso, disse que chorou muito ao haver encerrado as gravações do último filme. “Foi muito estranho. Até agora parece que não é verdade, que vamos voltar a nos encontrar no set. Eu chorei, chorei e chorei” confessou. Em A Pedra Filosofal, Emma tinha 10 anos de idade; estando atualmente com 21.
 Traduzindo em números, o conjunto da obra Harry Potter compõe-se de sete livros e oito filmes arquitetados em uma verdadeira fortuna (7,3 bilhões de dólares) investida pela Warner no sucesso da saga, tornando-se a franquia número um na história do cinema. Uma legião de milhões de fãs espalhados em todo o mundo, que acompanham desde o ínicio a história do jovem Harry, ajudaram a alimentar o sucesso. Além disso, a saga ainda ganhou ainda mais prestígio e expansão através de roupas e acessórios semelhantes aos dos personagens, souvenirs, livros de diversos assuntos relacionados ao universo HP e ainda, os jogos eletrônicos disponíveis para video-games e computadores.

Curiosidades
(antes de Relíquias da Morte - Parte II)

No Cinema:
• A saga HP, nos cinemas, recebeu nada menos que nove indicações ao Oscar, mas não ganhou nenhuma.
• Apesar do crescimento da série ao longo dos anos, o filme de maior bilheteria no cinema continua sendo A Pedra Filosofal, com mais de 974 milhões de dólares, ocupando o 8º lugar na bilheteria mundial.
• Na dublagem brasileira, os nomes das casas comunais de Hogwarts não possuem significado algum, sendo apenas a forma brasileira da pronuncia original. Além disso, ainda não se sabe o motivo pelo qual o nome do pai de Harry é Tiago Potter, já que originalmente ele se chama James Potter.

Na Literatura e Ortografia:
• Animais Fantásticos e Onde HabitamQuadribol Através dos SéculosOs contos de Beedle, o Bardo são obras de expansão do universo HP, escritas também por J. K. Rowling.
• Nos fins-de-semana de lançamento dos últimos livros da saga HP, foi constatado que apenas 36 crianças precisaram de assistência médica em hospitais por acidentes, um número bem menor que a média.
• Editores do The New York Times forçaram o jornal a criarem uma lista especial para livros infanto-juvenis, já que a maioria do livros da saga HP ocupavam a lista principal de livros mais vendidos.
• A palavra muggle (trouxa, no Brasil) expandiu seu significado fora do contexto original, e foi aceita no Dicionário de Inglês Oxford como "pessoa que carece de um conhecimento ou conhecimentos em particular, ou que é considerada inferior de alguma forma".
• Em alguns países, existem versões dos livros da saga HP direcionada a adultos, com o mesmo conteúdo literário infanto-juvenil, contando apenas com um desenho diferente na capa.

No Mundo:
• Além de conversas on-line através de blogs e fã-sites, os milhões de fãs de Harry Potter também podem se encontrar em inúmeros congressos sobre o jovem bruxo. Os mais famosos são os americanos Nimbus 2003 e The Witching Hour'. No Brasil, existem dois grandes eventos de grande porte relacionados à HP: a convenção Hogfest do grupo Hogfriends e a convenção PotterSampa do grupo Os Inomináveis, ambos em São Paulo.
• Na estação King's Cross, em Londres, foi criada uma réplica da estação 9 3/4, a plataforma de embarque dos bruxos.

Sobre a Autora:
• Joanne Kathleen Rowling adotou o pseudônimo J. K. Rowling a pedido das editoras, que temiam um certo desprezo masculino por livros escritos por uma mulher. As editoras consideraram então J. K. como um apelido mais neutro.
• J. K. Rowling disse que pretende continuar escrevendo sobre o mundo dos bruxos, mas declarou que Harry Potter não será mais seu protagonista, já que sua história terminou.
• J. K. Rowling foi o pivô de uma guerra de críticos em todo o mundo, sendo ela elogiada por grandes nomes como Stephen King, que tratou sua obra como uma "perspicaz história de mistério". Entretanto, Rowling teve de ouvir também que "sua mente é tão governada por clichês e metáforas mortas que ela não tem estilo de escrita.", quem atacou foi o crítico literário Harold Bloom.
• J. K. Rowling foi acusada de plágio pelos fãs de Livros da Magia, uma mini-série em quadrinhos lançada dez anos antes de A Pedra Filosofal, no qual o protagonista, Tim Hunter, é inglês, órfão, magro, franzino, possui cabelos de corte semelhante ao de Harry e óculos de armação plástica escura, tendo ainda uma coruja como mascote. Entretanto, o autor de Livros da Magia não deu a mínima para tal semelhança.

 Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 tem estréia mundial no próximo dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário