segunda-feira, 18 de julho de 2011

ϟ HP7.2: Crítica

 Fantástico e mágico! Me considero fã de Harry Potter pois acompanho a história desde o lançamento do primeiro filme e também porque sei bastante numa discução sobre o assunto; quanto aos livros, li apenas um - A Pedra Filosofal. Levando em conta meu leigo ponto de vista, analiso a série - na integra - como um conto inteligente e desafiador, pois não são todos que estão no cinema, ou com um livro da série na mão, que conseguem absorver o impacto e a competência do mundo criado por J. K Rowling e adaptado pelos diretores Chris Columbus (A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta), Alfonso Cuarón (O Prisioneiro de Azkaban), Mike Newell (O Cálice de Fogo) e David Yates (A Ordem da Fênix em diante).
 Não irei separar em camadas os itens dos quais pretendo falar, portanto pretendo comprimir a crítica em poucos parágrafos para que não fique massante. Começando pela interpretação de cada personagem, que esteve precisa neste último filme, com um destaque especial para Matthew David Lewis (Neville Longbottom - foto) e Ralph Fiennes (Lord Voldemort).

 A trilha sonora, composta pelo francês Alexandre Desplat, também merece destaque, observando que substituiu a famosa soundtrack tocada em todos os seis longas anteriores por uma nova sequência que deu novos ares ao último episódio (ouça). Mas nem todos os fãs aprovaram a mudança feita por Desplat, já que a antiga trilha sonora marcou praticamente uma década de aventuras do jovem bruxo.
 David Yates caprichou na série, como vem feito desde A Ordem da Fênix, o que prova que o diretor é, sim, a alma do filme. Reparem isso na tremenda diferença de ambiente e sensação presentes nos primeiros quatro filmes e nos quatro últimos (dirigidos por Yates). Enfim, tratando-se de Relíquias da Morte - Parte 2,   a direção não deixou a desejar, conseguindo equilibrar muito bem as concentradas doses de ação, suspense e drama, que são ainda mais fortes tratando-se de um desfecho. Entretanto, em minha opinião particular, os últimos vinte minutos da saga mereciam algo mais impactante e menos melancólico; esperava sair do cinema chorando de emoção, mas quase chorei de desgosto.
 Ao contrário da direção, o roteiro continua muito mal adaptado à obra de Rowling; tanto que, das nove indicações ao Oscar que toda a saga recebeu ao longo dos sete últimos filmes, nenhuma incluia o prêmio de melhor roteiro. Como li apenas o primeiro livro, segui pela opinião dos fãs que leram "todos e mais alguns". Segundo eles, o principal erro no roteiro fora a morte de Voldemort, que ocorre no filme de forma extremamente diferente do descrito pela autora; o pior de tudo é que, na passagem do livro, a cena é mais direta e possui menores detalhes que os inventados mostrados no último filme.
 Na parte cênica, Harry Potter nunca deixou sua varinha falhar. Novamente voltando ao Oscar, foram nada menos que três indicações ao prêmio de melhor direção de arte, duas no quesito de melhores efeitos especiais, e uma indicação para as categorias de melhor fotografia e melhor figurino. Em Relíquias da Morte - Parte 2 acredito que não será diferente, principalmente quanto à direção de arte, efeitos especiais e fotografia. Ainda na parte cênica, Relíquias da Morte - Parte 2 foi o único filme da série a ser filmado também em 3D digital, o que lhe renderá novas críticas; essas, que não convêm serem postadas aqui no TRAPO, já que estarão em toda parte dentro de poucos dias - se já não estiverem.


 Finalizando, Relíquias da Morte - Parte 2 é o desfecho memorável de uma saga que consquistou o mundo através dos séculos. A fama de Harry Potter alcançou também, este ano, o recorde de melhor abertura (estréia) nos EUA e no Canadá. Foram quase 670 milhões de dólares arrecadados só no fim de semana de estréia, o que deixou para trás o antigo campeão - Batman - O Cavaleiro das Trevas, que conseguiu cerca de 660 milhões de dólares em 2008. Fora da América do Norte, Harry Potter bateu recordes também na Inglaterra, Espanha, Japão, México e Austrália; com um total arrecadado de 475,6 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário