Jack e o Diabo
Negativamente famoso, atendia por Jack Miserável, o apelido certo de um homem alcoólatra e grosseiro, que certo dia resolveu convidar o cão pra tomar uma cachaça na noite de halloween.
Em justiça ao seu nome, Jack se recusou em pagar a bebida, persuadindo o Diabo a se transformar em uma moeda, que ele usaria para pagar a conta. Com a moeda em mãos, Jack a guardou em um dos bolsos de sua carteira junto à um crucifixo de prata, impedindo que o Diabo retornasse a sua forma original. Logo, Jack liberta o Diabo na condição de ele não mais atormentá-lo durante um ano inteiro, e não exigir sua alma caso venha a morrer.
Passado-se um ano, Jack está bêbado e vagando pelas ruas na noite de halloween. O Diabo o surpreende querendo vingança, então o esperto Jack o desafia a escalar uma árvore e coletar uma bela maça, em troca lhe daria a alma de vez. O Diabo se pôs a subir na árvore, quando Jack sacou um pequeno canivete e esculpiu uma cruz no casco, para que assim seu adversário não pudesse descer. Novamente preso, o Diabo promete não atormentar Jack e nem exigir sua alma por mais dez anos; diante da tentadora proposta, Jack rasura a cruz e liberta o Diabo mais uma vez.
Antes de completar dez anos, Jack morre. Chegando aos portões do céu, Deus rejeita sua entrada no paraíso e o manda direto para o inferno. Como prometido, o Diabo não poderia reclamar a alma de Jack diante de sua morte, então manda sua alma de volta à rua escura onde antes vagava, com apenas uma queima de carvão para iluminar o caminho. Jack esculpe um nabo de forma que pudesse acender o carvão em seu inteiror, usando-o como lanterna para assombrar as pessoas nas noites de halloween. Sua figura fantasmagórica passou a ser conhecida como Jack O'Lantern - ou Jack da Lanterna.
Faces da Lantern
Na Irlanda e na Escócia, pessoas começaram a fazer suas próprias versões da Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas, colocando-os em janelas e portas para afastar o espírito de Jack Miserável outros espíritos errantes. Na Inglaterra, beterrabas gigantes são usadas nesta arte.
Os imigrantes destes países trouxeram a tradição de Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos, eles logo descobriram que a abóbora, fruta nativa da América, era ótima para esculpir as lanternas. Fazendo da abórbora um incremento mais macabro dos contos de Jack O'Lantern.
Os imigrantes destes países trouxeram a tradição de Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos, eles logo descobriram que a abóbora, fruta nativa da América, era ótima para esculpir as lanternas. Fazendo da abórbora um incremento mais macabro dos contos de Jack O'Lantern.
Primeiro, parabéns pela criatividade! Nunca tinha visto um blog com essa temática, tão original.
ResponderExcluirE a história que você contou é fantástica! É o folclore de outros povos, e que nós cultuamos, sem conhecermos o que está por trás de cada coisa. Gostei muito mesmo!
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/
Massa!!!
ResponderExcluirSo faltou a assinatura do trapo nas imagens...
kesné
Kkkkk' -- é verdade Dino!
ResponderExcluirSó coloco assinatura em imagens especiais que levam bastante tempo para serem editadas.
=) Valeu Mangueirense...
Muito bom o blog, a história é fascinante. É uma cultura que aprendemos a cultuar mas nem imaginávamos sua origem.
ResponderExcluirAbraço.
www.noprovadorbyan.blogspot.com
Cara, tem um filme chamado Conto dos dias das Bruxas que trás todas essas coisas do Halloween, acho q vc vai gostar.
ResponderExcluirParabéns pelo espaço.
É uma história interessante.
ResponderExcluirO texto ficou bom, parabéns!
Gostei do post!!! Eu gosto muito do filme "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça"... e o desenho da Disney tb é muito legal!
ResponderExcluirCara, gostei do seu Blog e estou te seguindo!
Quando puder, apareça lá no meu:
www.vemaquinomeublog.blogspot.com